Gestão do TI
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Para começar, é preciso entender o papel do profissional de Tecnologia da Informação e sua importância para a organização. Afinal, ele é responsável por manter, administrar e assegurar a proteção dos dados gerados em sistemas virtuais em uma empresa, cuidando para que sejam preservados e distribuídos corretamente nos processos corporativos. Também atua para que equipamentos estejam em condições adequadas de operação.
Dessa forma, ele é o profissional que permite que a TI funcione corretamente no ambiente organizacional, graças a atividades de suporte e atendimento ao usuário, incluindo correções e manutenções periódicas. Com esse entendimento, podemos passar para o ponto seguinte: a importância dos ativos de TI para as empresas.
Atualmente, os hardwares e softwares desempenham papéis essenciais, já que fornecem suporte para atividades de comunicação, análise de dados para mapeamento de oportunidades, registros de atividades, etc.
Eles melhoram a precisão das atividades organizacionais gerenciais e operacionais. Também possibilitam a redução do tempo necessário para a realização delas, fazendo com que a produtividade aumente e o atendimento ao público seja mais ágil e eficiente.
A automação dos processos é outro ponto importante, pois contribui para a gestão dos recursos e o alinhamento dos interesses da organização, integrando todos os setores. Devido a esses aspectos, a TI tem recebido cada vez mais investimentos, uma vez que o segmento é capaz de contribuir de forma significativa para o sucesso dos negócios.
Uma das principais contribuições da TI é a já citada automatização dos processos, que agrega maior agilidade na execução das tarefas. A tecnologia, especialmente a computação, possibilita a minimização de perdas e de falhas nos procedimentos, mantendo registros de segurança, sistemas de recuperação de dados, recursos de backup, etc.
Essas vantagens são algumas das responsáveis por otimizar o tempo dos funcionários e transpor o foco para tarefas mais relevantes de gestão. Isso porque a diminuição do retrabalho e a automação de tarefas manuais libera os colaboradores para ações que exigem maior raciocínio crítico.
Logo, a produtividade aumenta consideravelmente em vários campos, tornando as empresas mais adaptáveis à competitividade do mercado.
Auxílio na tomada de decisões:
O setor de TI pode contribuir muito para a tomada de decisões da gerência. Ao facilitar a acessibilidade às soluções que armazenam e processam dados para fornecerem informações estratégicas, haverá maior propriedade e precisão nas decisões.
Os sistemas também podem tornar mais veloz e organizadas as informações, deixando-as claras e estruturadas para melhor entendimento dos gestores.
Segurança de dados
A segurança e a distribuição dos dados da empresa é uma das principais questões na TI. E não é para menos, pois o vazamento de informações pode pôr em risco uma série de atividades empresariais. Ainda mais quando se trata de documentos que exigem sigilo total, como os dados de consumidores do negócio.
O setor de Tecnologia da Informação, nesse contexto, será responsável por gerir os mecanismos de controle de acesso, tanto pelos colaboradores da empresa quanto pelos clientes, resguardando e tornando seguras informações importantes. Além disso, é importante manter um bom sistema de backup com atualizações contínuas, para que a empresa não sofra grandes perdas de conteúdos.
Promoção da comunicação interna e externa
Uma boa comunicação interna é capaz de promover melhorias no ambiente de trabalho, uma vez que fortifica a interação entre os funcionários, oferecendo espaço para cooperarem mutuamente. A TI é responsável por fornecer e manter meios para isso, como plataformas com interfaces para comunicação (chats), e-mails corporativos, sistema de ramais, entre outros.
Além do mais, o time de tecnologia necessita de boa comunicação com os demais colaboradores, como no caso do processo de abertura de chamados. Por meio dele, a TI consegue disponibilizar, quando solicitada, uma equipe técnica para resolver problemas na empresa.
Também é importante que a empresa mantenha um relacionamento saudável com o cliente. Nesse sentido, a Tecnologia da Informação se torna essencial.
Por meio da geração e da organização de dados, a instituição conseguirá fornecer um atendimento ao consumidor final satisfatório e personalizado, usando informações cadastrais, agrupadas de diferentes meios ou trabalhadas qualitativamente por sistemas. Esses mecanismos promovem a confiança e geram maior visibilidade do negócio no mercado.
As áreas e processos de Tecnologia da Informação viabilizam um ambiente de trabalho alinhado aos interesses da empresa. Isso se dá por meio da promoção de uma comunicação eficiente entre gestores e colaboradores, e o desenvolvimento de sistemas que integram o processo produtivo.
O papel de um bom líder de TI, nesse contexto, é o de analisar a estrutura organizacional da empresa, a fim de gerir seus ativos tecnológicos da melhor forma.
Para tanto, ele deverá estar atento aos recursos financeiros, materiais e humanos que a empresa dispõe, buscando entender as suas necessidades e alinhar, sempre que possível, o planejamento da TI aos valores que a instituição mantém.
Além disso, o segmento de tecnologia é capaz de, em uma visão macro, construir bases sólidas para estrutura organizacional. Essa construção prepara a empresa para as mudanças do mercado, tornando-a mais dinâmica e estável perante um cenário econômico imprevisível.
Cada vez mais, as empresas se conscientizam de que o investimento em tecnologia voltado ao crescimento do negócio traz grandes resultados. Afinal, ele eleva a competitividade dos negócios e permite, inclusive, a diversificação de serviços e produtos para os consumidores.
Para estar em uma posição de preferência e confiança do público, é necessário muito mais do que um bom marketing. É preciso aplicar mecanismos e estratégias que unam comunicação e eficiência, além de fornecer um atendimento acessível e eficaz. Tudo isso é possível por meio da TI, que, além de tudo, colabora para uma alta produtividade organizacional.
A importância da TI na gestão empresarial pode ser vista por várias óticas, uma vez que o setor está inserido em quase todos os segmentos e colabora com diversos processos corporativos. Desde a proteção de dados sigilosos até o desenvolvimento de sistemas que facilitem o trabalho dos funcionários, a Tecnologia da Informação está presente de alguma forma.