Transformação Digital
A transformação digital já é um conceito presente na vida empresarial. Essa tendência vem crescendo em um ritmo ainda mais acelerado devido ao contexto de crise financeira e de saúde pública em que estamos inseridos. Segundo a Forbes, 87% das empresas acreditam que o “digital” irá revolucionar as suas indústrias, mas apenas 44% estão preparadas para essa transformação.
A necessidade de adaptação constante dos modelos de negócio passou a fazer parte do dia-a-dia e deve ser encarada como algo natural. Desta forma, podemos dizer que a transformação digital é uma realidade inevitável, demandando às empresas a inserção no meio digital, não apenas devido a competitividade, mas como condição essencial para permanecer no mercado.
Neste mesmo estudo da Forbes vemos que 70% das organizações possuem uma estratégia de transformação digital ou estão trabalhando para isso, enquanto, 55% das empresas que ainda não passaram pela transformação acreditam que têm menos de um ano até começarem a perder participação no mercado.
Vale lembrar que a transformação digital deve ser precedida de uma mudança de cultura geral, e deve ser liderada pelo topo da gestão da organização.
E então, ficou curioso para saber mais? Continue connosco!
VISÃO DO MERCADO FRENTE A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Há quem acredite que a transformação digital é uma alternativa que deve coexistir com outros modelos de negócio. Mas será que é isso mesmo? Será que os dados que analisam as tendências de mercado nos mostram essa coexistência?
Conforme estudo pela consultoria global McKinsey, realizado com 124 empresas de grande e médio porte em diversos setores, o índice de maturidade digital das empresas impacta diretamente nos seus resultados.
A transformação digital faz parte do progresso tecnológico e não irá retroceder, muito pelo contrário, vai avançar independentemente do segmento da empresa, afetando todas as atividades empresariais.
Por exemplo, segundo a Forbes, 71% das organizações digitalmente maduras afirmam que podem atrair novos talentos baseado no uso de dados, comparado aos 10% das organizações nos estágios iniciais das transformações digitais. As empresas precisam estar atentas ao fato de que o mercado do futuro será composto em grande parte por consumidores da geração Z, também conhecidos como nativos digitais, cujo nível de exigência neste quesito é muito maior em comparação com gerações anteriores. No entanto, segundo dados do Yearbook Digital, 87% dos usuários brasileiros estão conectados à internet, sendo a América Latina o terceiro mercado regional online do mundo e o índice de presença web é maior do que a média mundial.
Levando em conta estas informações, podemos constatar que ferramentas como Internet das Coisas, Machine Learning, Inteligência Artificial, Blockchain, Business Intelligence, etc são essenciais para a sobrevivência de qualquer empresa.
Portanto, o adiamento do pilar de transformação digital é um risco que a empresa precisa gerenciar em seu cotidiano.
OS 4 PILARES DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DAS EMPRESAS
Com a nossa experiência podemos dizer que os pilares da transformação digital nas empresas consiste em:
- Pessoas;
- Processos;
- Tecnologia;
- Local de Trabalho.
O IMPACTO DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA SOCIEDADE
A sociedade como um todo também vivencia os impactos da transformação digital, basta olhar para como as novas tecnologias mudaram a vida e a rotina das pessoas.
Em uma pesquisa recente realizada pela Coleman Parkes Research foi constatado que a transformação digital impulsionou em média 37% do crescimento de receita advinda de novos negócios, 76% de melhorias em alcance digital, e ainda 69% de melhorias na competitividade das empresas.
Big Data representa a quantidade massiva de dados gerados, e como eles são coletados e tratados.
Business Intelligence é a estratégia de tomada de decisão com base em nessas informações. Isto é, o processo de analisar e monitorar os dados gerados por diversos sistemas, apresentando-os de uma forma organizada.