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Transformação Digital

Transformação Digital

transformação digital já é um conceito presente na vida empresarial. Essa tendência vem crescendo em um ritmo ainda mais acelerado devido ao contexto de crise financeira e de saúde pública em que estamos inseridos. Segundo a Forbes, 87% das empresas acreditam que o “digital” irá revolucionar as suas indústrias, mas apenas 44% estão preparadas para essa transformação.

necessidade de adaptação constante dos modelos de negócio passou a fazer parte do dia-a-dia e deve ser encarada como algo natural. Desta forma, podemos dizer que a transformação digital é uma realidade inevitável, demandando às empresas a inserção no meio digital, não apenas devido a competitividade, mas como condição essencial para permanecer no mercado.

Neste mesmo estudo da Forbes vemos que 70% das organizações possuem uma estratégia de transformação digital ou estão trabalhando para isso, enquanto, 55% das empresas que ainda não passaram pela transformação acreditam que têm menos de um ano até começarem a perder participação no mercado.

Vale lembrar que a transformação digital deve ser precedida de uma mudança de cultura geral, e deve ser liderada pelo topo da gestão da organização.

E então, ficou curioso para saber mais? Continue connosco!

VISÃO DO MERCADO FRENTE A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Há quem acredite que a transformação digital é uma alternativa que deve coexistir com outros modelos de negócio. Mas será que é isso mesmo? Será que os dados que analisam as tendências de mercado nos mostram essa coexistência?

Conforme estudo pela consultoria global McKinsey, realizado com 124 empresas de grande e médio porte em diversos setores, o índice de maturidade digital das empresas impacta diretamente nos seus resultados.

A transformação digital faz parte do progresso tecnológico e não irá retroceder, muito pelo contrário, vai avançar independentemente do segmento da empresa, afetando todas as atividades empresariais.

Por exemplo, segundo a Forbes71% das organizações digitalmente maduras afirmam que podem atrair novos talentos baseado no uso de dados, comparado aos 10% das organizações nos estágios iniciais das transformações digitais. As empresas precisam estar atentas ao fato de que o mercado do futuro será composto em grande parte por consumidores da geração Z, também conhecidos como nativos digitais, cujo nível de exigência neste quesito é muito maior em comparação com gerações anteriores. No entanto, segundo dados do Yearbook Digital, 87% dos usuários brasileiros estão conectados à internet, sendo a América Latina o terceiro mercado regional online do mundo e o índice de presença web é maior do que a média mundial.

Levando em conta estas informações, podemos constatar que ferramentas como Internet das Coisas, Machine LearningInteligência ArtificialBlockchainBusiness Intelligence, etc são essenciais para a sobrevivência de qualquer empresa.

Portanto, o adiamento do pilar de transformação digital é um risco que a empresa precisa gerenciar em seu cotidiano.

OS 4 PILARES DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DAS EMPRESAS

Com a nossa experiência podemos dizer que os pilares da transformação digital nas empresas consiste em:

  • Pessoas;
  • Processos;
  • Tecnologia;
  • Local de Trabalho.
O IMPACTO DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA SOCIEDADE

A sociedade como um todo também vivencia os impactos da transformação digital, basta olhar para como as novas tecnologias mudaram a vida e a rotina das pessoas.

Em uma pesquisa recente realizada pela Coleman Parkes Research foi constatado que a transformação digital impulsionou em média 37% do crescimento de receita advinda de novos negócios76% de melhorias em alcance digital, e ainda 69% de melhorias na competitividade das empresas.

 


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Através do desenvolvimento de inteligência artificial, colocamos os sistemas para trabalhar por nós. Machine Learning, ou seja, é a forma como os computadores e sistemas tomam decisões através de padrões pré-definidos por algoritmos, e permitem interpretar melhor os dados, identificando padrões e até mesmo fazendo previsões cada vez mais assertivas.

Ainda falando em análise de dados, temos a combinação de Big Data e BI para tomar decisões inteligentes no seu negócio.

Big Data representa a quantidade massiva de dados gerados, e como eles são coletados e tratados.
Business Intelligence é a estratégia de tomada de decisão com base em nessas informações. Isto é, o processo de analisar e monitorar os dados gerados por diversos sistemas, apresentando-os de uma forma organizada.
Saiba que você pode garantir uma experiência de compra personalizada ao seu cliente sem precisar realizar cada ação manualmente. A automação de marketing permite programar diversos processos relacionados à jornada de compra do consumidor, como envio de mensagens e campanhas altamente segmentadas.

Exemplos práticos de digitalização de processos numa empresa:

Pode parecer a coisa mais simples do mundo, mas muitas empresas só colocaram isso em prática por causa da pandemia. Pense em como você pode atender o cliente a distância e entregar o produto direto na casa dele.
Para a empresa que precisou colocar parte da equipa a trabalhar remotamente, a comunicação é chave para manter os projetos em andamento e a equipa integrada. Por isso você precisa incorporar o uso de ferramentas como Hangouts, Google Meet, Slack, entre outros. É isso que permite o relacionamento próximo entre os membros da equipa e facilita a transmissão de comunicados importantes.
Para equipes em home office ou presenciais, uma ferramenta de gestão de tarefas integrada faz toda a diferença. É assim que os gestores e membros da equipa podem acompanhar o andamento dos projetos a qualquer momento e de qualquer lugar.
Ter os arquivos salvos na nuvem é uma solução que proporciona mais segurança. Além de digitalizar documentos físicos para armazená-los em um servidor remoto, é possível guardar também os arquivos importantes da sua empresa. Dessa maneira é possível acessa-los de qualquer lugar com conexão à internet.
Você sabe quais são os obstáculos que o consumidor enfrenta para escolher seu produto ou serviço? Reinvente-se buscando formas de superar essas dúvidas e aproximar o cliente a fechar negócio. Alguns exemplos são: oferecer um período de teste para a ferramenta que você vende, ter um provador virtual para permitir que o cliente acerte no tamanho da roupa e oferecer um desconto para carrinho abandonado.
Os e-mails transacionais são essenciais para apoiar o cliente durante a compra. São mensagens que avisam que o pedido foi recebido, que o pagamento foi aprovado e que o objeto saiu para entrega, por exemplo. Muitas plataformas de e-commerce já oferecem esses e-mails automaticamente e, em alguns casos, é possível personalizar de acordo com a linguagem da sua loja.
O aplicativo é uma forma de facilitar o processo de compra para o seu cliente. Ele proporciona mais um canal de comunicação e praticidade para comprar na sua loja ou utilizar seu serviço. Algumas empresas como a Americanas e Magazine Luiza criaram promoções e descontos exclusivos para promover o uso do app entre os clientes. Além disso, com o aplicativo instalado é possível enviar notificações avisando de novidades e promoções.
Hoje em dia existem diversas ferramentas que permitem segmentar as campanhas de acordo com o comportamento do usuário. As tecnologias para recuperação de carrinho abandonado, por exemplo, identificam quando o cliente colocou produtos no carrinho mas não finalizou a compra. Assim elas enviam um e-mail ou mensagem para tentar recuperar esse cliente. Através do pixel, o gerenciador de negócios do Facebook identifica se o cliente visualizou o produto, colocou no carrinho ou fez uma compra. Isso permite campanhas cada vez mais refinadas e assertivas, exibidas no momento ideal da sua jornada de compra.
Buscando facilitar o processo de otimização nas campanhas de Google Ads, existe a opção de aplicar automação inteligente para lances. Dessa forma, com a estratégia certa, é possível obter resultados cada vez melhores.

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